terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma questão de mentalidade... (?!)

Muito se tem falado da curva, do apoio (ou falta dele), da falta de “mentalidade”, de sentimento, de organização e de liderança.

Quando se anda em algo há algum tempo, o mínimo que podes retirar dessa experiência são as consequências dos erros (dos teus e se conseguires aprender com os erros dos outros perfeito!), a previsibilidade de alguns comportamentos, os benefícios e malefícios que podem decorrer de determinadas atitudes e principalmente começas a carregar contigo uma responsabilidade e capacidade de defesa imediata (neste caso, de um grupo).

Não que tenhas pedido a responsabilidade, não que te a tenham dado ou obrigado a ficar com ela, mas porque moralmente a vais adquirindo, porque gostas e defendes aquilo de que gostas sem pensar, porque acompanhas e afeiçoas-te, porque te sentes mal se não corre como queres, porque é uma vitória tua se tudo corre bem.

Ás vezes nem te lembras que falas de um grupo, de um conjunto de pessoas que são todas diferentes, que pensam e agem de maneiras diferentes, podem ter culturas semelhantes ou mesmo muito divergentes e vários pontos que diferem no decorrer das suas atitudes. Até podem ter uma percepção muito diferente do que é certo e do que é errado (e aí complicar mais ainda as coisas) mas se houver sempre a humildade de admitir que não fazes nada sozinho, que precisas sempre do parceiro para fazeres algo, tudo pode correr melhor.

Os DV já passaram por várias fases, muitas pessoas por lá já passaram também, já tiveram vários tipos de organização, já tiveram muita e pouca gente, já foram odiados e adorados no panorama ultra nacional, já se ouviram e fizeram ouvir, já fizeram um silencio de invejar qualquer cemitério mas têm continuado.

Quando se fala em liderança, líder, presidente, chefia acho que não separam muito os conceitos. A liderança é um processo que talvez vise tentar conduzir um grupo de pessoas, tentar moldá-lo, adaptá-lo numa equipa, num conceito de interacção pura para gerar resultados que sejam obviamente favoráveis. É talvez uma habilidade, uma capacidade, que nem todos têm oportunidade de adquirir mas que deve levar à motivação e ao influenciar das pessoas, de forma positiva para que todos contribuam a titulo voluntário e com entusiasmo para alcançar os objectivos da organização, do grupo. Acho que é muito diferente de chefia, de chefe porque (pelo menos para mim…) este tem autoridade para mandar, para debitar, para exigir uma determinada obediência.

Posso com modéstia e humildade admitir que já me senti um líder nos DV. Talvez porque o agir sem pensar sempre me caracterizou, talvez porque sempre debitei os meus comportamentos tendo em conta só e apenas os meus gostos e nunca medindo as consequências dos meus actos perante os outros. Não querendo de todo dizer que este comportamento é o correcto…!

Para mim, cada um tem responsabilidade na representação de um grupo. Não há salvador nem salvados, nem “culpadores” e culpados. Cada uma das pessoas que vão para lá têm que ter responsabilidade e capacidade de ver que depende só delas as coisas melhorarem e não de um único individuo.

Muitas vezes a entrega de autoridade e liberdade a uma só pessoa para conduzir um grupo cria insatisfeitos (muitos até) e também cria um só responsável por todos os males. E se formos todos responsáveis por aquilo que fazemos? E se tivermos todos o mesmo objectivo e mesmo que sejamos pessoas diferentes conduzirmos o barco para o mesmo porto? Não vos posso exigir que gostem tanto como eu, não vos posso exigir que vos doa as mãos no fim do jogo ou que vão para casa sem voz, não vos posso pedir para terem orgulho e defenderem um símbolo com 27 anos, não posso partir a cabeça de ninguém e colocar aquilo que falta em muito lado: Mentalidade.

A mentalidade aprende-se, adquire-se, com hábito, com experiência, com convivência mas também pode ser um tanto inata, pode ser uma forma natural, uma maneira habitual de pensar num determinado assunto, uma maneira de ver as coisas que acaba por ser comum a um determinado grupo, que acaba por unir de qualquer forma esse grupo e rege a maneira de pensar, opinar e agir de algumas pessoas (desse grupo) para chegar a um objectivo comum. O meu objectivo é levantar, crescer, mostrar o quanto gosto do Benfica através da minha voz, do meu apoio incondicional e o vosso? Eu não o faço sozinho, não quero mudar ninguém nem obrigar ninguém a fazer aquilo que não quer. Cada um de nós é livre e tem que saber comportar-se na bancada. Eu não sou mais ou menos importante porque estou presente há mais anos, eu não faço nada sozinho e também passa pelas vossas mãos levar os Diabos para aquilo que consideramos importante.

Tem que saber qual é a sua “função”, tem que se integrar naquele ambiente, tem que cantar até que a voz doa, tem que puxar por quem os move, têm que deixar a inveja de lado e assumir aquele papel com orgulho e com o amor e responsabilidade que assumem outros, tem que ter a capacidade que tudo também passa pelas suas mãos, pela atitude que tem, tem que admitir que aquilo não é sitio para estar sentado no engate, não é sitio para afirmar virilidades nem para mostrar vergonhas. É um sítio de amigos, de companheiros que mesmo que não se conheçam tem alguns objectivos em comum, porque têm a mesma mentalidade.


Saudações ultras

33 comentários:

  1. Em primeiro lugar parabens pelo post/desabafo!
    No meu ver o que tenho a dizer em coimbra reinou um pouco a descoordenaçao que existe e esta bem patente entre todos os grupos/ amigos que compoem os DV.
    Sim desde a confusao que houve com os bilhetes, ate as pessoas estarem na bancada a discutir coisas futeis!
    No meu ver tinhamos uma boa curva em termos de quantidade o que nao revelou qualidade! tinhas CUMS tinhas NORTE tinhas VE tudo cantava um pouco a sua maneira, os canticos nao pegavam as pessoas estavam desinteressadas no jogo outros so falavam que tinham deixado meio grupo em casa etc..!
    todos temos de ser lideres concordo todos temos de saber ocupar a nossa posiçao! mas tem de existir alguem que seja um capitao na curva que de a voz perante a bancada e as pessoas sintam que estamos ali para cantar!
    Abraço aos companheiros de Curva!

    ResponderExcluir
  2. Nenhum ultra no seu estado normal, seja adepto do Benfica ou do Rio Maior, deverá precisar que alguém lhe mostre que está ali é para cantar! Isso devia ser a sua primeira atitude! Não se resignar perante a apatia do colega do lado... Yoko estou contigo, sabes que estamos todos contigo, pensamos exactamente da mesma maneira!

    ResponderExcluir
  3. o que dizer? axo que ja foi todo dito.
    juntos somos mais fortes!

    Sou diabo vermelho de coração

    ResponderExcluir
  4. Foi muito mau em Coimbra, agora temos de levantar a cabeça e sermos muito bons no sabado!!

    PS: já agora fica a letra do cantico que pegou na figueira...
    Vermelho e branco a tua cor,
    o teu simbolo o nosso amor,
    essa aguia junto do peito,
    é com orgulho e com respeito,
    que agora canto esta canção,
    é para ti oh campeão,
    a tua força a tua voz
    Diabos Vermelhos somos Nós!!
    allez allez Benfica allez
    allez allez Benfica allez
    allez allez BENFICA allez...

    E PLURIBUS UNUM!!!
    DV82!!

    ResponderExcluir
  5. Quero mesmo pertencer ao grupo CUMS. E mobilizar amigos do Seixal para pertencer ao grupo.

    Vilhena.

    ResponderExcluir
  6. Deixem o vosso comentário sem "lavagem de roupa suja". Discute-se o presente e o futuro. Não o passado.
    Se vos interessa comentem, se não vos interessa...

    ResponderExcluir
  7. Porque nao juntarem-se ao NN?ai sim todos juntos eramos uma claque temivel no panorama ultra.

    ResponderExcluir
  8. 27 anos de história nao se abandona!!

    ResponderExcluir
  9. "20 de abril de 2010 18:59
    Anônimo disse...Porque nao juntarem-se ao NN?ai sim todos juntos eramos uma claque temivel no panorama ultra"

    Porque somos DIABOS VERMELHOS e por DIABOS VERMELHOS queremos continuar a ser reconhecidos...para além disso abandonar o barco e ir correr para o topo sul era a solução mais fácil...mas se queremos voltar a ser fortes temos que "estar presentes" também nas alturas dificeis! DIABOS1982

    ResponderExcluir
  10. Os problemas essenciais patentes na curva, já eu os discuti com o yoco, e penso que nisso estamos em sintonia. Neste momento o que é realmente necessário é uma boa coordenação a nível interno, haver um bom grupo que coordene as operações. Isso não precisa de estar estipulado, nem aprovado por ninguém, um grupo de pessoas com vontade de trabalhar, sem segundas intenções, apenas e só com o propósito de ajudar o Benfica, e restaurar o grupo. Falta uma voz que te coordene, e te diga: “aqui, todos juntos”, “apoiem que é o vosso dever”… Isso deixou de existir, e nota-se que as pessoas andam um pouco a nora, e precisam de um “guia”, em que se revejam, e em quem possa confiar as suas habilidades. Neste momento não há pessoa melhor que tu, yoco, e deves ter a noção de isso. Em contrapartida, todas as pessoas o devem apoiar, não basta dizer, “vai pa frente, e puxa pelos gaijos”, NÃO, temos que estar por trás a servir de suporte, a garantir que essa pessoa não está sozinha na luta. Os que realmente pensam que esta é a solução, juntem-se já todas no próximo jogo, em torno do mesmo objectivo. Não deixem as pessoas dispersar, concentrem-nas no meio e não nas escadas, puxem pelo vosso colega do lado, e sobretudo não parem de cantar. O ano transacto, embora haja pessoas que não o confirmam, foi um ano bom para nós, houve um espírito de união tremendo, houve deslocações que não foram muito vistosas, mas que em clara inferioridade numérica fizeram um brilharete. Vejam os vídeos do ano passado, e tenham pelo menos o discernimento de fazer igual. Deixo-vos aqui apenas este pequeno exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=0HaljDQCGXE e ainda http://www.youtube.com/watch?v=w6QYgOoxpUU&feature=related (estes dois vídeos são referentes ao mesmo jogo, em Braga no ano passado), onde já tínhamos perdido o campeonato, mas que mesmo assim mostrarmos a força e o querer. Muitos que ai estão no vídeo, não tiveram bilhete para Coimbra, depois de darem o seu melhor quando a “casa ameaçava ruir”, e hoje em dia levam pontapé no rabo, porque já há "gente a mais" no Diabos, e todo o reconhecimento por estas pessoas, foi por agua abaixo. O erro começa ai, em não dar valor as pessoas, e não falo por mim, porque eu estive em Coimbra, falo pelas pessoas que infelizmente não tem discernimento de dizer isto na cara das pessoas. Eu pelo menos nunca me esquecerei dessas pessoas, e as guardarei sempre no meu coração, até que a morte não nos separe, estamos juntos.

    Montenegro D.V Norte

    ResponderExcluir
  11. O que se tem de fazer é arranjar organização e essa não se arranja só com a ida ao estádio aos "domingos" mas sim com uma "reunião" prévia. Sei que os problemas são maiores do que uma simples reunião, mas com essas reuniões o futuro dos DV seria falado e discutido. Qto a irmos a correr para o topo sul, acho bem terem falado disso pq mta gente pensa assim, no entanto e como é óbvio isso nunca vai acontecer pelo menos assim espero. Quanto ao "lider", eu concordo com o Yoko, no entanto temos de ver que a maneira de pensar do Yoko é a ideal, sem lideres etc, mas também sabemos que é um pouco difícil isso acontecer. Até pode não haver um lider mas tem de haver um grupo de lideres, não para assumirem as responsabilidades mas sim para levar os DV para a frente, com coreografias, com reuniões entre nós e o Benfica, com distribuição de bilhetes, com organização de eventos, etc etc.
    Cumps

    ResponderExcluir
  12. Nós (CUMS) temos feito os possiveis e os impossiveis para ajudar o crescimento dos diabos, os DV NORTE tem sido outro grupo que tem ajudado neste crescimento. Agora digam-me sao 2 nucleos que fazem a diferença? podem fazer com a ajuda de todos!! a participar nas coreografias, a questionar o que se deve fazer, serem os primeiros a xegarem-se a frente e perguntar se é preciso ajuda para elaborar o que for preciso. Na bancada cantar, puxar um cantico ao contrario do que tem acontecido, pessoas que se riem quando alguem puxa pela curva. Doi a voz? tamos la pk queremos, mais vale la termos 10 gajos sempre a cantar com alma e coração do que ter 500 gajos a olhar uns pos outros a rirem-se do "camarada" do lado.
    Enquanto eu estiver na curva, vou continuar a cantar, a levantar a minha bandeira, a erguer com orgulho o meu caiscol, e para aqueles que gozam com os outros, no fim dos 90m somos nos que saimos com sorrisos na cara por termos cumprido mais um objectivo.
    Sábado la estaremos!

    ResponderExcluir
  13. toda a gente sabe da minha opiniao, sou de acordo com o k o pessoal tem escrito, mas n e so estes k tem de se mexer, todos nos, numa so voz, todos nos a incentivar o parceiro do lado, eu n tive o gosto de poder ter estado ao vosso lado, mas quem me conhece, sabe k eu nao sou pexoa de desistir, e nao vou desistir, ate k a voz me doa, eu cantarei pelos os diabos para o benfica!


    abraços Mauro

    ResponderExcluir
  14. Também acho que seria bom haver um lider.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, no Sabado e apoiar o BENFICA ate que doa a voz. Temos de mostrar o que valemos.
    E PLURIBUS UNUM.

    ResponderExcluir
  16. Mas o lider não é o França?!

    ResponderExcluir
  17. Não. o Líder é a Espanha que tem 1602 pontos. A França está em 8º lugar com 1077 pontos.

    ResponderExcluir
  18. Um dos grandes males dos diabos é mesmo este.. Gestores tem muitos, o problema é a liderança na bancada! O yoko merece o meu respeito, sempre tentou, muitas vezes conseguiu impor-se e liderar! Mas o Yoko sozinho não faz nada..Deixem-se de "gerir" e comecem a liderar na bancada! Ajudem quem merece.
    Muitas vezes riem-se quando digo que os Diabos tem muitos Putos.. É verdade que os putos de hoje são os homens de amanha! Mas sem lideres, sem exemplos, sem coragem para gritarem pelo Benfica! Com vergonha de cantarem, esses putos não serão ninguém.. daqui a 1 ou 2 épocas já foram.. Sem lideres, sem exemplos, sem força de vontade nada progride! os grandes momentos ultras nacionais e internacionais se repararem houve sempre lideranças.
    E os próprios DV´S tiveram um grande líder, que deveria ser reconhecido coisa que não é! Os NN tem líderes, os SD tem lideres, a Juve tem líderes! O problema é so quererem ser lideres de "gestão".
    Quando dizem embora para os NN, todos juntos é que é..É uma falta de respeito Diabos dizerem isto! quem diz isto devia era ser corrido a pontapé pelo líder! Os NN são bons neste momento um exemplo! Mas a nossa historia é outra! Nós Somos Diabos! Somos milhares no estádio todas as semanas, apenas estamos divididos por varias bancadas devido a falta de liderança, seguimento de politicas de "gestão" em vez de politicas de liderança de união de criação de um núcleo duro!...

    ResponderExcluir
  19. "Muitos que ai estão no vídeo, não tiveram bilhete para Coimbra, depois de darem o seu melhor quando a “casa ameaçava ruir”, e hoje em dia levam pontapé no rabo, porque já há "gente a mais" no Diabos, e todo o reconhecimento por estas pessoas, foi por agua abaixo. O erro começa ai, em não dar valor as pessoas, e não falo por mim, porque eu estive em Coimbra, falo pelas pessoas que infelizmente não tem discernimento de dizer isto na cara das pessoas. Eu pelo menos nunca me esquecerei dessas pessoas, e as guardarei sempre no meu coração, até que a morte não nos separe, estamos juntos."

    "Quanto ao "lider", eu concordo com o Yoko, no entanto temos de ver que a maneira de pensar do Yoko é a ideal, sem lideres etc, mas também sabemos que é um pouco difícil isso acontecer. Até pode não haver um lider mas tem de haver um grupo de lideres, não para assumirem as responsabilidades mas sim para levar os DV para a frente, com coreografias, com reuniões entre nós e o Benfica, com distribuição de bilhetes, com organização de eventos, etc etc."

    "Mas sem lideres, sem exemplos, sem coragem para gritarem pelo Benfica! Com vergonha de cantarem, esses putos não serão ninguém.. daqui a 1 ou 2 épocas já foram.. Sem lideres, sem exemplos, sem força de vontade nada progride! os grandes momentos ultras nacionais e internacionais se repararem houve sempre lideranças.
    E os próprios DV´S tiveram um grande líder, que deveria ser reconhecido coisa que não é."

    Compete-vos a vocês mais velhos mudarem mentalidades e correrem com quem está a mais (na vossa opinião) e cativar muitos que adoravam voltar para a bancada quase de certeza.
    E não falo dos que abandonaram o barco para a sul mas os que foram impedidos de continuar a pagar quotas.

    um de vocês

    ResponderExcluir
  20. Olá.

    Disseram para perguntar aqui, se havia alguém aqui de perto da Costa, Almada etc...

    ResponderExcluir
  21. O post fala principalmente de Mentalidade e o pessoal que comenta dispersa-se em insultos, em acusações, em líderes.
    Fala-se de Mentalidade. Propostas para o futuro há?

    PS: Há comentários que são rejeitados por causa de acusções fora de contexto, insultos e parvoices. Vão a outros blogs e percam-se por lá.

    ResponderExcluir
  22. Eu entrei nos DV a 3 anos, era a minha paixão e ah muito tempo que ansiava pertencer aquela família... quando entrei, os DV já davam sinais de que estavam a perder elementos (núcleos) mas isso não me fez mudar de curva! Era o sonho a tornar-se realidade independentemente de serem 500 ou 5000... o numero de elementos não é o essencial mas sim saber estar na curva. um bom exemplo disso são esses vídeos da época passada em Braga (que o N. Montenegro postou) eu também estive lá, éramos poucos mas bons!!!

    uma das coisas que tenho notado é que cantamos pouco tempo o mesmo cântico, isto é começamos um cântico e não continuamos a repeti-lo enquanto se pode ver em outros grupos que cantam o mesmo cântico ai uns 5m...

    Outras das coisas que gostava que muda-se era nos jogos fora os DV e os NN cantarem mais em conjunto... todos numa só voz!! não é só os DV cantarem com os NN mas também vice versa. goste-se ou não respeita-se porque tanto DV e NN caminham pelo pais e pelo mundo por um amor: BENFICA!

    mas cada coisa a seu tempo... espero ver o yoko a puxar pela curva por muito tempo!

    saudações Benfiquistas!

    E PLURIBUS UNUM!!
    DV Norte82!!

    ResponderExcluir
  23. "E PLURIBUS UNUM!!
    DV Norte82!!"

    Assina sfv, pois o nucleo é muito vasto, e podem nem todos partilhar da tua opinião.

    ResponderExcluir
  24. força yoko,penso que tens a fibra necessaria, ha decisoes de fundo que tem que ser tomadas, constatntemnte sou questionado por SOCIOS do benfica que me questionam o pq do momneto do slb, tenho as minhas conclusoes, mas algo tenho a certeza, a imagem de marca dos DVS é ser o braço direito do benfica é estar organizado e dar a cara e nao esconde-la ,criuando as condiçoes as pessoas aparecem...os DVS tem o seu espaço por direito. assim foi a sua. historia, pela sua falta de coordenaçao muitos se afastaram, o sangue novo naturalmente segue quem esta mais pujante...depois havera os eternos saltitoes...que se salve o BENfICA,jesus ja tmeos um no banco...o yoko nao pode carregar td sozinho!!! focalizem-se na razao de estar na curva! apoiar o BENFICA
    carrega benfica!

    ResponderExcluir
  25. Acredito que a mentalidade esteja dentro de muitos de nós, mas sem organização e sem liderança ele acaba por esfumar-se em intenções e ruido desorganizado.

    A velha guarda deveria dar o exemplo e tenho pena que não seja uma velha guarda muita virada para cantar, pois dá sempre a ideia que até se afastam dos locais onde há mais "barulho"

    Outro grave problema é não nos organizarmos em termos de posicionamento na bancada.Na minha opnião deveriamos estar na parte de cima da bancada(de qualquer estádio) e juntarmo-nos compactos desde cima.
    Em Coimbra estáva lá cada uns nos seus cantos e todos espalhados horizontalmente...um erro de primaria para uma claque com 28 anos!!!!

    ResponderExcluir
  26. Amanha é tempo de por a mão na consciencia e mostrar que tamos errados e que aprendemos com os erros de grupo nao so de um!
    Amanha tenham alegria prazer em vestir o simbolo DIABOS VERMELHOS 1982 e de CANTAR pelo BENFICA!
    Nunca Caminharas Sozinho!

    ResponderExcluir
  27. também não estava a falar pelo grupo dos DV norte, estava a dar a minha opinião.... sendo eu alguém dos DV Norte!

    E PLURIBUS UNUM!!!

    ResponderExcluir
  28. Os NN têm lideres mas não são publicamente conhecidos. So quem la anda, ou conhece o meio, é q reconhece os lideres. Mas a questão é que os NN têm uma cultura muito diferente dos restantes grupos. E essa cultura passa por não ter um lider publico como a JL os SD têm e como os proprios DV já tiveram. A cultura dos NN permite-lhes serem organizados e sobreviverem em grande dessa forma. Porque cresceram e mantiveram-se dessa maneira a partir do celebre caso do very-light.

    Já os DV têm no seu ADN uma cultura muito diferente que sempre passou e privilegiou um lider conhecido e reconhecido publicamente. É uma questão de genética e quanto a essa, tentar mudar é muitas vezes impossivel, principalmente quando está impregnada e carregada de um passado que tem a sua génese no Lameira. Cortar com esse passdo tem sido dificil e ao fim destes anos talvez seja necessario concluir que será impossivel mudar esse destino. Com isto quero dizer que os DV muito provavelmente só crescerão com bases e de forma sustentada quando aparecer alguém que honre a sua história enquanto lider. Não é com as pessoas que puseram o Emanuel fora dos DV numa celebre votação que os Diabos vão a algum lado.

    Cumps e respeito.

    ResponderExcluir
  29. Saudades dos velhos tempos

    E tu Yoko tiveste lá e sabes o que digo.é impossivel que não tenhas saudades dos que viveste e bem de perto com o pessoal que saiu.

    sei e compreendo que o que interessa é passar a mensagem que o futuro é risonho e melhores dias virão(espero)mas sabes como foram os anos anteriores num passado bem proximo.

    cumps com respeito

    ResponderExcluir
  30. Acho urgente uma reunião entre o pessoal que mais procura levar os DV para a frente antes do principio da proxima epoca, porque senão muitos problemas continuarão a existir. Continuo a dizer que uma reunião entre os futuros "lideres" é o que falta para haver um organização minima.Tem de começar haver reuniões semanais ou de 2 em 2 semanas para pensar no futuro dos DV. Os DV estão com alguns problemas que são bem conhecidos, mas têm de se arranjar solução para esses problemas e essas soluções só aparecem com reuniões constantes entre o pessoal que quer fazer algo pelo DV. Um problema que existe e existiu sempre tem haver com o dinheiro, eu pessoalmente prefiro dar dinheiro ao Yoko, Fred ou Mike para se gastar em prol do DV, como coreografias, viagens, etc do que dar aos "DV" porque como estão as coisas actualmente, não sei onde esse dinheiro vai parar.
    Quanto aos canticos tb é facil de resolver. Existe muitos amigos nos DV no qual uns gostam de cantar e outros dizem gostar de cantar mas pco cantam, então é meter o pessoal que gosta de cantar lado a lado e cantar, o resto vem por arrasto. Falta haver uns 20 gajos a cantar todos juntos e num espaço pequeno para se ouvirem, todos os outros vêm por arrasto.
    Mais uma vez digo que com reuniões entre os futuros "lideres" a situação dos DV melhoria e muito.
    Cumps

    ResponderExcluir
  31. Não existem líderes, nem futuros líderes. Esse é um dos erros actuais nos Diabos, diferenciar-se as pessoas. Líder é que faz tifos, canta, se preocupa, líder sou eu e tu... Todos podem e devem ser "líderes" na curva

    ResponderExcluir
  32. Isso é daqueles discursos muito lindos mas que só pega se continuarem a querer continuar na mediocricidade.

    Tenho respeito por vocês e pelos que tentam fazer alguma coisa mas não tenho nenhum respeito pelos 3 ou 4 estarolas que se mantém como "donos" dos diabos.

    Só a patente da marca Diabos estar no nome apenas de uma pessoa e receber direitos disso,é ridiculo.
    Ainda por cima,como me disse um amigo do Norte,proibiu o pessoal de usar o símbolo.

    diabos somos nós e não ele(s)

    ResponderExcluir