sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Afinal, o que é ser Ultra?

- Um Ultra destaca-se pelo tempo que tem de bancada ou pelas acções na bancada?
- Um Ultra é fiel ao grupo que representa, ou foge com a chegada da primeira dificuldade?
- A partir de quantas épocas na bancada é que um adepto passa a ser um Ultra, digam-me sábios do movimento Ultra em Portugal?
- A palavra Ultra significa ir mais além no apoio, ser mais fiel, dizer mais presente do que o simples adepto.

Eu, pessoalmente, conheço pessoas que têm 1 ou 2 anos de bancada e têm uma postura mais válida e consolidada como Ultras, do que a maioria que só aparece nos jogos grandes e quando há bilhetes mais em conta. Vivem o clube e a curva 7 dias por semana, passam o dia a pensar em coreografias, músicas, fanzines e na organização do grupo. É coerente colocar estas pessoas num patamar abaixo, só porque têm menos experiência temporal, já que algumas trabalham mais numa época, do que outras pessoas veteranas nos grupos, que apenas aparecem para a "festa"!

O tempo no grupo é sempre um argumento para as variadas temáticas. Resolvi pois, tentar abrir um debate, que espero pacífico, sobre o tema. (Os comentários ofensivos não serão aceites!)

* Uma das coisas que me custa é pensar que ex-Ultras, ou Ultras a quem a vida mostrou outro caminho que não a bancada, critiquem os "putos" que por ali andem. Eu tenho de defender esses putos, porque são os "putos" que são fieis, são os putos que cantam, são os putos que se empenham em carregar o nome de um grupo que foi pisado e atirado para trás das costas. São os putos como eu, com 25 anos de idade, que lutam pelos Diabos Vermelhos! Pois bem, obrigado putos!

Qual a vossa opinião?

4 comentários:

  1. Sabes que para algum dia seres grande, tens sempre de ser puto primeiro...

    Ensinaram-me a ser do Benfica desde pequeno, desde que nasci. E a esses "putos" de certeza que fizeram o mesmo. Defendem e sentem o Benfica muito mais que os grandes, porque o Benfica faz parte de nós, é uma extensão do nosso ser...!

    Eu posso sofrer muito por no Domingo termos perdido contra os porcos, posso estar muito zangado com o Benfica no Domingo, mas na Segunda estaria no estádio a apoiar e a gritar como se fosse a última coisa que fizesse na vida.

    Para mim, a mentalidade ultra resume-se a isto, resume-se a sentir um clube como se sente um familiar, um pai ou uma mãe. É estarmos no estádio a apoiar aquele símbolo, apoiar a nossa cor. Isto é o significado de ser ultra.

    1.9.0.4
    http://visaobenfiquista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo e nao concordo com o que dizes!!!
    Primeiro porque os putos sao importantes, por que sao o futuro (isto e ponto assente) mas claro teem que ser bem "direccionados" ou seja, teem que apreender a respeitar(isto nao impede de serem activos e estejam presentes)teem que ter noçao que estao a representar uma faixa com mais de 25 anos e a sua história!
    Quanto a questao do tempo, penso que isso é bastante importante..com a experiencia todos crescemos e muitos de nós nos fizemos ou iremos fazer homens naquela bancada e naquele sector o que nao invalida que nao se de valor aos mais novos que la estam os jogos todos!!
    Para mim ser Ultra é apoiar o Benfica (SEMPRE e INCONDICONALMENTE) tentar estar presente sempre ou quase sempre, apoiar, etc..
    mas sempre Respeitando a HISTORIA E TRADIÇAO da Faixa porque lutamos porque ela sim é o nosso ORGULHO !
    Apenas um Desabafo!
    ORGULHOSAMENTE BENFICA !

    ResponderExcluir
  3. ola vim aqui e achi este post muito interesante visto que tenho 18 anos e domingo vou ser o puto mais recente dos Diabos....(fianlmente fiz 18 e vou me poder inscrever)....e a minha opiniao e a mesma da pessoa qu fez este post e segundo sei e uma coisa em que mtas pessoas deviam pensar....
    cumps pa tds ate domingo....

    ResponderExcluir
  4. Saudações DUXXI ALGARVE...
    Está certo o que tu dizes... eu sou um "puto" de 36 anos a carregar faixas, a cantar, a gritar, ás vezes a chorar, e sempre mas sempre a sonhar e a apoiar.
    Ser Ultra é ter esse grande amor que é o nosso clube, no meu caso o Sporting.

    ResponderExcluir